terça-feira, janeiro 25, 2011

Beneficio de Prestação Continuada - BPC - LOAS

Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.

QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS:

- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

- Pessoa com Deficiência - PcD: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.

Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.

O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.

O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.

Legislação específica:
Revisão do BPC-LOAS, art 21 da Lei nº 8.742/93 

174 comentários:

  1. Fabiana, boa tarde!

    Sou discente do curso de Direito e farei a minha monografia sobre o BPC. Meu foco é na exclusão de benefício previdenciário e BPC-Deficiente no cálculo da renda familiar mensal per capta, a partir da previsão no Estatuto do Idoso. Base para tal tese: Estatuto do Idoso e Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil - art. 3º, I, III e IV, CF/88). Assim, gostaria de saber se tens alguns livros nesse foco para me indicar.

    Desde já agradeço! Grande Abraço!

    Everaldo Lourenço
    everlourenco@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. REPONDIDO AO INTERNAUTA POR E-MAIL. GRATA PELA VISITA!!!

    ResponderExcluir
  3. QUERO APOSENTAR MINHA TIA COM 71ANOS NAO CONSEQUEA APOSENTADORIACOMO FAREI PELA LOAS ONDE VOU COMO FAZER

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde. Agradeço pela visita. Primeiramente se dirija a uma agencia do INSS mais próxima e solicite os formulários para requerimento de BPC (LOAS) para idoso. Depois de preenchido, junte os documentos de todos que moram na casa, mas são TODOS MESMO, inclusive crianças, e todos os documentos, sem excessão. Verifique a renda familiar da familia se dividindo pelo número de pessoas da composição o valor é inferior a 1/4 do salário mínimo, ou seja, R$ 127,50. Depois ligue no 135 e agende o atendimento, opção de agendamento de BPC para idoso com os dados da sua tia em mãos. Feito isso, é só comparecer na dada agendada na agencia e seguir os procedimentos que irão te orientar. Se ainda tiver alguma dúvida, me pergunte novamente, ok!! Grata!!
    Att..
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. OI FABIANA SOU BENEFICIARIA DO BPC HA 12 ANOS, MAS O INSS TA QUERENDO CESSAR MEU BENEFICIO POR QUE MINHA RENDA ULTRAPASSOU 1/4 DO SALARIO POR PESSOA, ESSA NAO E UMA RENDA FIXA POQUE MEU ESPOSO E ALTONOMO....SE POR ACASO FOR CESSADO O Q EU DEVO FAZER VC ACHA Q EU AINDA TENHO ALGUMA CHANCE.....ME RESPONDA POR IMAIL MEIRESCHAREMBERG@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Respondida por e-mail internauta. Grata pela visita.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu pai tem 56 anos e já faz muito tempo que nao trabalha devido ao alcoolismo e aos problemas causados por ele, tipo ele tem dificuldades em caminhar, as vezes sofre até ataques se nao ingerir o alcool e tem até alguns transtornos psicológicos. Estou tentando conseguir o beneficio bpc mas to encontrando dificuldades pois médico nenhum quer fornecer o atestado com o cid da doença. Por favor preciso saber qual especialidade médica pode diagnosticar o alcoolismo para fins de se obter o benefício. email alex.mmm@uol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Respondida ao internauta por e-mail. Grata pela visita!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu filho 8 anos e tem parasia cerebral, recebia o loas mas, desde o final de 2008 foi suspenso, coloquei na justiça e mesmo assim não consegui porque recebo pouco mais de um salário mínimo. Parei de fazer o tratamento dele por falta dinheiro, acho esse cálculo de renda uma verdadeira aberração, onde já se viu alguem sobreviver com 1/4 de salário mínimo.
    Será que um dia algum deputado vai lembrar das pessoas especiais e alterar essa lei ou vão continuar penssando só no aumento do saario deles.

    ResponderExcluir
  10. Olá,meu filho tem autismo e tem que fazer a revisão cadastral a cada dois anos, ao fazer a revisão eles cessam o beneficio e quais os documentos nescessários, outra pergunta eu tenho problemas na coluna para colocar pinos se ele recebe loas eu não posso receber mais nada do inss, ou dar entrada auxilio doença grato.email neizauro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Respondida ao internauta por e-mail.

    Grata pela visita!!

    ResponderExcluir
  12. boa noite.
    fabiana gostaria de saber como fazer para não receber mo loas.
    sou portador do virus do hiv.concederam esse beneficio quando estava incapacitado de trabalhar.agora já posso voltar ao trabalho.como faço.responda por e-mail:ju-zade@hotmail.com
    grato...

    ResponderExcluir
  13. Olá internauta, boa noite. Respondida por e-mail. Grata pela visita!!

    ResponderExcluir
  14. 24 de abril de 2011 20:00
    Olá, fabiana estou muito perdida pois ainda não ctermonei o curso de servico social, gostaria de escrever sobre o BPC com relação a saúde mental.
    qual sua orientação

    ResponderExcluir
  15. Oi futura colega! Achei seu assunto interessante. Minha orientação é que vc comece falando do nivel de dependencia da saude menal da pessoa. Nem todos os deficientes mentais são inaptos pro trabalho. Eu entraria na era de inclusão social, da dificuldade de fornecer o beneficio e da dificuldade do deficiente mental ter um serviço....vai por essa linha que vc se dá bem. Qualquer dúvida pode perguntar....obrigada pela visita!!!!

    ResponderExcluir
  16. Fabiana, também gostaria de alguma indicação de livros sobre o BPC. Assim como o colega do primeiro post, sou estudante de Direito e pretendo fazer minha monografia sobre o BPC e a possibilidade de interpretação extensiva do Estatuto de Idoso.

    E-MAIL: ericka_mmf@hotmail.com
    grata,desde já.

    ResponderExcluir
  17. Olá internauta....então....livros de BPC agora não me recordo, mas dá uma pesquisada no google que vc encontra alguns. Sugiro a vc tb que procure a assistente social do INSS do seu municipio, ela (e) poderá te ajudar bastante e sempre consulte o site da previdencia: www.previdenciasocial.gpv.br
    Grata pela visita!!!
    Até.

    ResponderExcluir
  18. Retificando o site da previdencia:
    www.previdenciasocial.gov.br
    Grata!!

    ResponderExcluir
  19. ola fabiana puderia me ajudar sou soro positivo a quase dois anos e meio e recebo o beneficio bpc loas esse mes vai fazer dois anos que recebo sera que vai ter revisão e se não tiver sera que vou continua recebendo o bpc minha saude ainda não e muito boa obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  20. Olá! Então....o BPC é revisado de 2 em 2 anos sim....às vezes é o próprio sistema que faz a revisão automticamente fazendo uma busca nos seus dados. Se não houve alteração (leia-se não foi registrado nesse período) provavelmente não haverá mudanças. Mas fique tranquilo...se vc tiver nas mesmas condições de saúde, economicas e familiares que deram inicio ao beneficio vc continuará recebendo, qualquer dúvida procure a assistente social da agencia que vc deu entrada no beneficio. Grata pela visita.
    Abraço.
    PAX!!

    ResponderExcluir
  21. obrigado fabiana eu sou o do bpc eu vou fazer o que voçe disse eu so não entendi o que quer dizer [leia se não foi registrado nesse periodo poderia me explicar por favor

    ResponderExcluir
  22. Oi...eu quis dizer se vc foi registrado ou está registrado em carteira atualmente. Ok...boa sorte...e fique tranquilo.
    Pax...

    ResponderExcluir
  23. ola,eu gostaria de saber se eu tenho direito a receber o beneficio bpc-loas,pois sou portadora de labios liporinos e nao consigo emprego,se eu tenho direito como devo agir,ah..e outra coisa tenho 29 anos,e minha mae recebe a pensao de meu pai falecido,ou nao tem nada a ver,e outra coisa importante se eu posso receber eu mesma ,em meu nome,me responda o meu e-mail e elizabete25@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Respondida ao internauta por e-mail, grata pela visita!!!

    ResponderExcluir
  25. ola,eu tenho 3 duvidas.
    a 1 sou deficiente,triste e devidos aos draumas que sofri na infancia eu nao consigo me relacionar com outras pessoas,devido a este travamento,sou timida e depressiva eu queria saber se este motivo dar direito de receber o beneficio bpc.
    o 2 se eu posso me cadastrar no site da previdencia e no meu caso como a pericia sera feita para comprovar que sou depressiva.
    o 3 minha mae recebe a pensao de meu pai falecido,minha irma e diarista recebe uns 400,00 isto impede de eu ser aprovado e eu mesma posso receber o beneficio pois sou de maior.me responda por favor.

    ResponderExcluir
  26. oi, meu nome e marcela eu queria saber se eu me cadastrar e for aprovado eu tenho direito aos atrasados pois tenho 29 anos e pouco tempo soube deste beneficio.

    ResponderExcluir
  27. ola,eutou com uma duvida sou deficiente se eu requerer o beneficio e for aprovado,e eu conseguir um emprego eu perco o direito de receber o beneficio.por exemplo um contrato temporario,permanente,enfim eu perco ou nao.
    me responda por favor.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  28. oi o meu nome e cristina,eu queria saber como eu comprovo minha renda sendo que minha irma e domestica e mais nimguem trabalha.
    eu ficarei aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
  29. ola,
    eu queria saber sobre a pericia medica e feita somente na casa da pessoa e no meu caso sou deficiente e tenho depressao como sera feita essa pericia.e outra coisa fiquei sabendo que deficientes nao precisa comprovar renda e verdade isso.
    me responda o meu e-mail e;
    felizabete38@yahoo.com

    ResponderExcluir
  30. boa noite fabiana tenho uma filha especial que recebe o bpc loas mas eu me acidentei eu posso dar entrada no auxilio doença sou contribuinte do inss só o bpc não esta dando me responda por email por favor minha filha tem 11 anos me ajude por favor grata .kelenverolme@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. ola,fabiana voce nao respondeu a minha pergunta.meu nome e marcela eu postei um comentario dia 9 de junho e ate agora.

    ResponderExcluir
  32. Gente, estou com probleminha para responder os comentários....mas vamos lá....não tem direito a atrasados....ninguém que requerer o beneficio agora viu...qualquer pericia médica é feita na agencia do INSS e é comprovada através de laudos médicos e exames quando necessário.....pra comprovação de renda, quando não é formal, é feita uma declaração....existem modelos na internet...e mais....quem tem BPC e depois conseguir emprego corre o risco sim de ficar sem emprego...por enquanto é isso pessoal, dúvidas não esclarecidas procurem a assistente social da agencia do INSS de vcs....ela terá mais subsidios para esclarecimentos....grata!!!

    ResponderExcluir
  33. Esclarecendo melhor....quem tem BPC e conseguir emprego formal....corre o risco sim de ficar sem Beneficio...não sem emprego....rsrs....e a comprovação de renda existem modelos de relatórios a internet.....certo?!!

    Grata!!

    ResponderExcluir
  34. ola,eu queria saber se o meu requerimento for negado eu posso recorrer de decisao,quantas vezes,eu preciso de um advogado,quais documentos necessarios para fazer isso,e se eu quiser processar a pericia eu posso e outra cada recurso demora quanto tempo.
    o meu nome e julia desculpe por nao me apresentar antes.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  35. oi,o meu nome e carlos e gostaria de saber quem recebe o beneficio prestacao continuada pode pedir emprestimo.como por exemplo uns cinco mil parcelado em 24 vezes no carne ou boleto bancario o inss libera.e todos que possuem o bpc pode fazer isso.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  36. tudo bem,omeu nome e cassia eu queria saber a convocacao para a pericia e feita atraves de carta ou telefonema e outra coisa quem recebe o bpc pode ter o seu proprio negocio autonomo.
    com cnpj e tudo mais.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal...vamos as novas respostas....Julia, vc pode recorrer sim....tem duas opções....recurso via INSS que não precisa de advogado e pode ser dado entrada 15 após o indeferimento do pedido direto INSS...e recurso judicial que não tem prazo e precisa de advogado...ambos recursos podem ser feitos qtas vezes achar necessário...recurso INSS...tempo indeterminado....recurso judicial mais de ano...grata pela visita!!!!

    ResponderExcluir
  38. Cassia, as convocações para pericia são feitas através de carta e se vc abrir firma, na revisão do beneficio, se a firma estiver gerando renda e essa superar ao valor permitido do beneficio, será cancelado....grata!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Carlos, então....com o BPC infelizmente não é possivel realizar emprestimo consignado, pois por ser beneficio....pode ser cortado entende....não é liberado...lamento!!! Mas pode ser feito sem ser consignado...sem descontar de sua renda...se não tiver restriões no nome!Grata!!!

    ResponderExcluir
  40. 0la,sou kelly eu queria saber no ato no requerimento o inss fica com algum documento como por exemplo certidao de nascimento,xerox de identidade ou apenas a pessoa se escreve no formulario de requerimento.
    grata.

    ResponderExcluir
  41. oi,sou raimundo eu vi uma audiencia publica na tv camara relatando sobre o bpc x insercao de trabalho,a minha duvida e se a pessoa perder o beneficio conseguindo o emprego mais tarde 6 meses e mandado inbora como fica a situacao dessa pessoa que outrora era dependende desse beneficio,que trocou o certo para o duvidoso.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Oi Kelly, bom dia.....o INSS fica com o xérox de todos os documentos, laudos, exames médicos, enfim....de tudo que vc levar....se vc não tiver levado cópia, eles recolhem o original da documentação médica....os documentos pessoais precisa levar sópia e original....e eles ficam com a cópia...Grata!!!!

    ResponderExcluir
  43. Olá Raimundo....pois é, infelizmente se a pessoa perde o beneficio por ter conseguido trabalhar...e depois é mandado embora....não há oq se fazer....a não ser entrar com um novo pedido de beneficio e torcer pra receber novamente....
    Grata!!

    ResponderExcluir
  44. oi, eu queria saber se uma pessoa que recebe ao bpc pode fazer concurso publico e o mesmo passar,o beneficio e cortado.
    o meu nome e jean
    obrigado.

    ResponderExcluir
  45. sou fernando eu vivo um dilema,a minha mae recebe pensao de meu pai falecido desde 94 eu queria requerer o bpc so que me disseram por minha mae receber a pensao de meu pai eu nao poderia esta requerendo ou pior corta o beneficio dela e aceitarem o meu requerimento.e ai me tira essa duvida.
    obbriggaddoo.

    ResponderExcluir
  46. ola,meu nome e sofia eu queria saber se a documentacao estiver faltando eles aceitam mesmo assim ou se eu nao puder comprovar a renda,o que eu faco eu realmente preciso desse beneficio a minha situcao e critica.

    ResponderExcluir
  47. bom dia,me chamo carol eu queria saber no ato do requerimento eles recolhem a minha documentacao pois sou eu propria que estou requerendo,a documentacao do requerende e mais importante.

    ResponderExcluir
  48. ola,se a documentacao estiver tudo certo e um unico obstaculo for a comprovacao de renda para eu requerer o beneficio,quais as devidas providencias eu devo tomar,devo ir ajustica se eu estiver realmente precisando.
    sou geovana,desculpe.

    ResponderExcluir
  49. oi,sou tania eu queria saber se no ato no requerimento se eu nao possuir nenhum laudo medico,ou exame eu posso fazer o requerimento assim mesmo ou e obrigado ter algum tipo de exame sabendo que o que valera mesmo sera a pericia do inss,e ai me explique isso.

    ResponderExcluir
  50. bom dia, eu queria saber se uma pessoa deficiente nao possuir laudo medico o requerimento dela sera negado e outra coisa minha irma e diarista ela pode fazer uma declaracao de renda de seu proprio punho para o requerimento para uma pessoa deficiente apenas para comprovar renda.

    ResponderExcluir
  51. Olá Fabiana Boa tarde!... O meu irmão faleceu a alguns dias, trabalhava com carteira assinada, tinha duas filhas maiores, não era casado, porém convivia com uma pessoa a pelo menos 10 anos comprovada por correspondencias em endereço deles. Não era casado oficialmente com ela. Queria saber se ela tem direito a pensão por morte e ainda sacar um valor que está em uma conta da qual ninguém sabe a senha.Responda por e-mail. lili.brocco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  52. Sou estudante do curso de Direito e farei a minha monografia sobre o BPC. Meu foco é no cálculo da renda familiar mensal per capta ao idoso,sendo que nos Tribunais o entendimento é de que calcule a renda, despesas para depois fazer o calculo de 1/4 Sm.De tal forma isso náo estaria confrontando o Pricipio da dignidade da pessoa humana, tendo em vista que o ser humano com idade avançada teria que passar o resto da sua vida com uma remuneração de R$136,25( cento e trinta e seis reais e vinte e cinco centavos). Gostaria também de ouvir a sua opinião. Diante deste caso, se souber de algum material(livros, jurisprudencias, etc..)nesse foco para me indicar.

    Desde já agradeço! Grande Abraço!

    FABIO CAETANO VELO
    fabiovelo@hotmail.com
    Cidade: Coronel Macedo -SP

    ResponderExcluir
  53. Olá, a minha filha que é menor recebe beneficio assistencial do INSS que é pago em meu nome,gostaria de saber se eu trabalhar de carteira assinada o beneficio será suspenso? Responda por e-mail.aninha110533@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. ola,eu queria saber se pode se cadastrar pela internet sem precisar ir ate a agencia do inss,e outra se o calculo da renda da 210,00 eu posso requerer o beneficio.

    ResponderExcluir
  55. Genmte.....desculpa pela demora nas respostas mas to sem tempo pro blog ultimamente.....pra resumir as perguntas, pra se cadastrar é necessário ir a uma agencia, pra cancelar BPC é necessário ver a renda per capta familiar se ainda permanece inferior a 1/4 do salário minimo, ou seja inferior a R$ 136,25. Qualquer dúvida mais procurem a assistente social da agencia do INSS mais próxima.....grata pelas visitas.....bjo

    ResponderExcluir
  56. OLÁ BOA NOITE!!
    TENHO UMA IRMÃ DE 45 ANOS Q VIVE EM DEPRESSAO CONSTANTE POR CONTA DE UM FILHO DEPENDENTE QUIMICO E ELA TEM 1 FILHINHA DE 11 ANOS SENDO Q ELA JA N TRABALHA + EU Q AJUDO JUNTO COM MINHA MÃE + A SITUAÇÃO TA MUITO DIFICIL PQ ELA N TEM RENDA ALGUMA E A GENTE N TA DANDO + PRA SEGURAR ESSA SITUAÇÃO ELA N TEM CAPACIDADE ALGUMA PARA TRABALHAR TEM SURTOS DE LOUCURA SE ESQUECE DE TUDO FICA DIAS SEM QUERER COMER E SEM DORMIR TB ELA TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE RECEBER O LOAS?

    ResponderExcluir
  57. oi,eu queria saber se nao tem problema se eu nao tiver nenhum exame,laudo medico no ato do requerimento sabendo que ira valer o laudo da pericia medica do inss.
    me responda por favor eles aceitam o requerimento apenas com algum exame.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  58. meu nome é lucy vc pode me tirar essa dúvida ?
    se puder me responda por email lucy-machado65@hotmail.com OLÁ BOA NOITE!!
    TENHO UMA IRMÃ DE 45 ANOS Q VIVE EM DEPRESSAO CONSTANTE POR CONTA DE UM FILHO DEPENDENTE QUIMICO E ELA TEM 1 FILHINHA DE 11 ANOS SENDO Q ELA JA N TRABALHA + EU Q AJUDO JUNTO COM MINHA MÃE + A SITUAÇÃO TA MUITO DIFICIL PQ ELA N TEM RENDA ALGUMA E A GENTE N TA DANDO + PRA SEGURAR ESSA SITUAÇÃO ELA N TEM CAPACIDADE ALGUMA PARA TRABALHAR TEM SURTOS DE LOUCURA SE ESQUECE DE TUDO FICA DIAS SEM QUERER COMER sem tomar banho E SEM DORMIR TB, ELA TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DE RECEBER O LOAS?

    ResponderExcluir
  59. fabiana sou eu de novo lucy e se puder me responda por email lucy-machado65@hotmail.com ela ta sendo
    assistida pelo caps e quem pode da esse laudo medico é a psiquiatra q ela vai pra consultas ou um neurologista me ajude com essa resposta nós n temos + condição de tá ajudando ela e precisamos desse beneficio para garantir o sustento dela e da filha enquanto ela tiver nesse quadro de incapaz pela propria sobrevivencia dela e da filha menor Desde já grata!! lucy

    ResponderExcluir
  60. Fabiana é lucy de novo meu email é lucy-machado65@hotmail.com ela vem sendo assistida pelo caps só q ela passa por psquiatra lá e esse laudo quem da é a psquiatra ou um neurologista tem que ter o sid da doença né? e quem pode da esse sid ou laudo para q eu possa encaminhar ela para ter de onde tirar o proprio sustento dela e da minha sobrinha é q o orçamento da gente já n está dando pra ajudar ela e já q tem esse beneficio pq n tentar pra poder aliviar a familia por favor me responda n sei a quem recorrer pra amenizar a minha situação aguardo sua resposta te agradeço fica n paz e q deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  61. Fabiana é lucy de novo meu email é lucy-machado65@hotmail.com ela vem sendo assistida pelo caps só q ela passa por psquiatra lá e esse laudo quem da é a psquiatra ou um neurologista tem que ter o sid da doença né? e quem pode da esse sid ou laudo para q eu possa encaminhar ela para ter de onde tirar o proprio sustento dela e da minha sobrinha é q o orçamento da gente já n está dando pra ajudar ela e já q tem esse beneficio pq n tentar pra poder aliviar a familia por favor me responda n sei a quem recorrer pra amenizar a minha situação aguardo sua resposta te agradeço fica n paz e q deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  62. Fabiana é lucy de novo meu email é lucy-machado65@hotmail.com ela vem sendo assistida pelo caps só q ela passa por psquiatra lá e esse laudo quem da é a psquiatra ou um neurologista tem que ter o sid da doença né? e quem pode da esse sid ou laudo para q eu possa encaminhar ela para ter de onde tirar o proprio sustento dela e da minha sobrinha é q o orçamento da gente já n está dando pra ajudar ela e já q tem esse beneficio pq n tentar pra poder aliviar a familia por favor me responda n sei a quem recorrer pra amenizar a minha situação aguardo sua resposta te agradeço fica n paz e q deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  63. Por favor, fabiana, vc poderia me informar se uma criança ou adolescente parar de ir para a escola poderá ter o BPC suspendo ou a frequencia escolar não influencia na concessão do benefício. Meu e-mail é vanessa-neska@hotmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  64. oi gostaria de saber se o cid 10 f 33.2e f41.2 se eu tenho direito ao loas

    ResponderExcluir
  65. Oi Fabiana tenho uma filha com paralisia celebral e recebo o benefio a dez anos e sempre trabalhei de carteira assinada, e nunca perdi o benefio pois me falaram no inss que o beneficio na minha filha é definitivo, e para piorar a situação o pai dela que me ajudava morreu assassinado com tiros na cabeça e agora estou sozinha pois ele era autonomo eu preciso trabalhar e agora com a ausencia dele do pai me deu medo de perder o beneficio vc acha que eu corro esse risco pois nesses dez anos nunca fizeram pericia novamente nem nada e agora estou sozinha com dois filhos mas so uma é deficiente e pago aluguel tudo sozinha por favor tire minha duvida obrigada Rosana

    ResponderExcluir
  66. ola sou mãe de um garoto que esta com leucemia ha dois anos ,recebo em meu nome o loas,e vai vencer em janeiro, so que consegui um trabalho de carteira assinada e estou com medo de perder o beneficio,meu filho ainda faz tratamento quimioterapico e o dinheiro e pouco.
    o que faço?
    ha eles mandam carta para renovar o beneficio?
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  67. tendo apenas o exame medico posso requerer o bpc

    ResponderExcluir
  68. Respondendo alguns comentários.....tendo apenas o exame médico é pouco pra requerer o beneficio, é necessário possuir todos os documentos....quanto a mãe da criança com Leucemia, depende da renda familiar, e eles não mandam carta renovando, eles avisam pra passar por uma nova pericia....nem sempre coincide com 2 anos exatos, normalmente passa muito mais de 02 anos.....Grata!!!

    ResponderExcluir
  69. fabiana gostaria de saber se uma pessoa que deu entrada no bpc em razão de apresentar algum transtorno e o inss negar e daí a pessoa recorre com um advogado pela justiça federal.e devido a demora para cumprir os autos, alguem quer ajudar no campo financeiro e quer oferecer um trabalho leve que ela possa fazer, porém esse trabalho é fichado, isso compromete todo o processo desde a data que ela recorreu?Não seria mais correto esperar todo o processo?Mesmo que a pessoa que quer ajudar tenha boas intenções? o que a pessoa não deve fazer nesse intervalo de tempo?irei enviar um e-mail para o vc(msn)explicando melhor, porém envie-me a resposta p Edi:e-mail: edin2001@bol.com.br

    ResponderExcluir
  70. fabiana boa tarde!
    minha filha recebe beneficio a dois anos quando saberei se ela tem que fazer uma nova pericia,ela ESTUDA NA APAE TEM COMO O BENEFICIO SER SUSPENSO NÃO TRABALHO TEM CUIDAR DELA ,MEU ESPOSO COMEÇOU A TRABALHAR COM UM SALÁRIO DE 900 REAIS SOMOS EM QUATRO TEM O PERIGO DO BENEFICIO SER SUSPENSO.ME RESPONDA POR EMAIL.beteanaeli@hotmail.com.....grata!!!!!

    ResponderExcluir
  71. fabiana, meu filho recebe o bcp loas, ele tem várias sequelas de meningite, o cartão é no meu nome pois ele tem 10 anos gostaria de saber se u posso trabalhar ou ele perde o beneficio caso eu arrume um emprego?? poderia me responder por favor meu email

    ResponderExcluir
  72. ola fabiana! Á dois dias minha familia rescebeu uma carta do bpc, pois meu pai e meu irmão rescebem o benficio, nisso ficamos sabendo que duas pessoas na mesma casa não podem resceber.
    pesquisei na internet e encontrei seu blog, que por sinal descorda dessa informação dada por uma assistente social local.meu pai tem 61 anos e se aposentou por deficiencia, meu irmão tambem. como devemos agir para que não retirem o beneficio do meu pai e do meu irmão?

    ResponderExcluir
  73. tenho 74 anos recebo pelo louas,vivo com senhora aposentada inss.sou solteiro,sem famuilia.corro risco de ser cortado do programa?

    ResponderExcluir
  74. eu tenho uma certa deficiencia no braço esquedo sera que eu tenho direito ao bpc? se eu tiver quem eu devo procurar pra da entrada?

    ResponderExcluir
  75. eu tenho sequelhas de um cirugia no braço esquedo,eu nao recuperei o movimento dele todo sera que eu tenho direito ao bpc?se eu tiver quem eu devo procurar?e quais os documentos necessario?meu e-mail:vieira.unico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. oi minha filha tem leucemia foi comprovado direito beneficio e foi indeferido por renda ,moro em casa cedida ,não estou trabalhando para cuidar dela vivo de ajuda e bolsa familia 166,00,tenho mais dois filhos entrei com recurso e eles me deram um papel para preencher ,dizendo por que estou recorrendo ;ja fui visitada pela assistente social,tenho a isenção passagem dela e o cras do municipio ma auxilia com cestas basica alguma ideia do que devo escrever neste recurso!por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Fabiana!
    Sou deficiente física e há +ou- 6 meses dei entrada no BPC, já fiz a entrevista de mesa e assistente social, falta a perícia médica que ficou marcada para o dia 28 do corrente mês,mas eu consegui um emprego tambem por deficiencia e estou trabalhando a 20 dias sou auxiliar administrativa tenho uma renda de 1390,00 RS e minha carteira de trabalho já foi assinada. E agora o que eu faço? Você acha que eu tenho chance? Só não quero sair prejudicada profissionalmente. Voce acha que devo desistir ou arriscar? Como é feito o pagamento do BPC, de uma vez só uma quantia rasuável ou mensalmente o valor do salário minimo atual? Por favor responda-me o mais breve possível.Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Em resposta a vcs!!! O INSS envia carta a residencia da pessoa convocando para nova perícia, se ainda não recebeu a carta, ainda não foi convocado, quanto ao senhor de 74 anos, corre o risco na revisão do benefício, e a deficiente visual que está trabalhando, o meu ponto seria melhor desistir e não comparecer na perícia, pois vai ser negado, a não ser que a renda familiar percapta não ultrapasse 1/4 do salário mínimo. Alguma dúvida mais perguntem e procurem a assistente social do INSS.

    Grata!!

    Att..

    Fabiana
    Assistente Social

    ResponderExcluir
  79. ola,fabiana
    eu tenho umas duvidas eu tenho um irmao portador de labios liporinos e fenda palatina e possui grandes dificuldades da fala,e ele nao consegue emprego de jeito nenhum,se ele vai concorrer a uma vaga de emprego destinado a deficientes dissem para ele que ele nao e deficiente e que elenao pode concorrer a vaga por nao ter um laudo medico.
    se ele vai concorrer a uma vaga para pessoas normais sem deficiencia dissem que ele nao pode concorrer a vaga porque ele e deficiente,enfim fica sempre nesse empurra empurra.o meu irmao tem uma enorme dificuldade na fala e isso e uma deficiencia,eu queria saber como faco para conseguir um laudo medico e o numero do cid e ele pode requerer o beneficio bpc pois ele nao consegue emprego de jeito nenhum.existe um lugar especifico para conseguir um laudo medico.
    e a ultima duvida um psicologo pode emitir laudo medico.me responda no meu e mail marquinhos1258@yahoo.com

    ResponderExcluir
  80. eu recebo o bpc sera qui eu ponso mim cadrastar no bolsa familia eu tenho tres filhos um de 15 uma de 12 e um bebezinho de cinco meses sera qui eu perco meu loas

    ResponderExcluir
  81. recebo meu bpc loas desde 2005 vc saberia me dizer com quanto tempo eles vamo me xamar pra fazer revisao?wellitonteodoro@bol.com.br obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  82. ola,fabiana eu gostaria de saber tendo um laudo medico fonoaudiologo comprovando que existe um disturbio de voz,essa pessoa pode recorrer o beneficio;

    ResponderExcluir
  83. Boa noite Fabiana,tenho uma filha de 11 anos que é portadora de paralisia cerebral,o único salário fixo é o loas dela,a outra minha filha tem uma paralilsia mais leve,meu marido trabalha na roça,eu faço bico,a cirurgia dela agora no fim de ano 27 de dezmbro de 2011 ficou em 20.000 mil,ela faz fisioterapia todos os dias pagas ,pois no posto de saude tem 400 pessoas na fila de espera,e fica 500.00 por mes,e hidroterapia fica mais 600,00reias,fora o plano de saude aparelhos etc..estamos com muitas dificuldades,gostaria de saber ce tem algum advogado proprio para esse caso que consiga o direito de pelo menos eu ou o pai ser registrada(o),e nao perder o direito de receber o loas.estou muito doente por essa situação e nós nao estamos dando conta.por favor me de uma solução.me responda por email.por favor ale_ebia@hotmail.com por favor me ajude,estou a ponto de uma besteira.
    obrigada

    ResponderExcluir
  84. Ola Fabiana,podes esclarecer ,uma duvida?
    eu tenho um filho que recebe beneficio Loas,tenho 4 filhos,e arrumei um trabalho pra ganhar 774,reais,é um trab de carteira assinada
    achas que por isso ,posso perder o beneficio?

    ta ai meu msn baianabaiana@live.com

    ResponderExcluir
  85. minha irma recebe o bpc e o bolsa familia ela corre o risco de perder um dos dois com o cadunico

    ResponderExcluir
  86. tenho uma filha de 17 anos que é portadora de sindrome de down gostaria de saber se ela tem direito ao loas..pois ela nao tem condiçoes parar trabalhar...obigada

    ResponderExcluir
  87. olá Fabiana...recebo o bpc do meu filho faz tratamento de câncer, vence no começo de 2013, se eu arrumar trabalho temporário eu perco o benefício? outra coisa, dei entrada no recurso do primeiro pedido que fiz e foi negado, isso foi em março de 2011 e até agora não tive resposta...estou pensando em entrar na justiça ou vc acha melhor eu esperar mais um pouco? aguardo retorno (gi_331@yahoo.com.br) obrigado

    ResponderExcluir
  88. oi tenho 30 anos e tenho deficiençia montora,recebo um beneficio loas ,se eu for trabalhar carteira assinada perco esse beneficio imediato? me responda por farvor phaulynha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. gstaria de saber se uma criança com transtorno global do desenvolvimento tem direito ao bpc loas?

    ResponderExcluir
  90. Boa Noite Fabiane, tenho um sobrinho que foi vítima de menigite e ficou com o cerebelo atrofiado, dai não possui coordenação motora adequada e vive sofrendo constantes quedas por conta do desequilíbrio. Na escola possui rendimento irregular, estando com 19 anos e ainda cursa 6ª série, fato que dificulta sua permanência na escola e consequente inclusão social. Emprego fica dificil de arrumar, pois não possui equilíbrio suficiente para muitas atividades laborais, onde o risco de sofrer acidentes de trabalho é elevado.
    Há alguma possibilidade de conseguir benefício de prestação continuada?
    e-mail: joildosouza10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde!
    Fabiana, gostaria de ajudar uma vizinha que não fica por muito tempo em serviço nenhum.No último em que ela trabalhou, não sei se foi a assistente social a orientou procurar emprego como pessoa especial e que infelizmente lá não aceitavam. Ela tem filhos gêmeos e o marido vive de "bicos" e sofre com o mesmo problema. Ela é muito trabalhadeira e aceita qualquer serviço honesto.
    Ela é muito humilhada e enganada por onde trabalha. Como posso ajudála? Há algum cadastro de emprego ou de benefício?
    Obrigada, aguardo esperançosa.
    costalannes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  92. Olá, meu nome é Smuel Guerrero e gostaria de saber a seguinte dúvida:
    Tenho curso superior, e come cei dar aulas ganhando o LOAS, não tendo nenhum vinculo empregaticio com o estado. Trabalhei por dois anos e depois fiquei desempregado e recebendo o loas e agora a pouco tempo recebi uma carta do INSS informando que meu beneficio foi suspenso e que tenho que devolver tudo que eu recebi. Pórém, não tenho condiçoes de pagar estou desenprgado e minha esposa tb não ganha muito bem. Como estou desempregado minha esposa ganhando na carteira 850 por mês, se entrar com recurso novamente tenho direito ao beneficio? Como deficiente visual já colocquei curriculum em todos as empresas que conheço e neunhuma chma, ou seja, ninguem quer dar emprego pro deficiente. Tenho direito de reaver novamente o loas? MINHA ESPOSA NÃO É OBRIGADO A ME SUSTENTAR E NEM MINHA SOGRA PRIMO DE MINHA ESPOSA ETC. CASO EU NÃO DEVOLVA O DINHEIRO O QUE PODE ACONTECER? E É CLARO QUE NAO VOU DEVOLVER POIS NÃO TENHO COMO PAGAR E MINHA ESPOSA NÃO É OBRIGADO A PAGAR. O OBJETO O CULTO DA LEI ÉDIZER QUE O DEFICIENTE PASSE FOME ESTA É MINHA OPINIÃO. POR FAVOR RESPONDA MINHA DUVIDA. DESCULPE OS ERROS DE PORTUGUÊS.
    ATT
    Smuel Guerrero

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde Fabiana! Ótimo blog o seu! ^^ Pois bem, estou com uma dúvida: tenho uma pessoa que é deficiente física e hoje vive em uma cadeira de rodas. A mãe dela recebe pensão morte pelo falecimento do pai, e o irmão mais novo reside junto com eles sob o mesmo teto. Acontece que esse irmão mais novo trabalha em uma concessionária, mas não possui carteira assinada. Gostaria de saber se, mesmo nestas condições, essa pessoa que é deficiente poderia estar pleiteando o recebimento do LOAS, tendo em vista que seus gastos (envolvendo remédio, fisioterapias) são altos. Por gentileza, me mande uma resposta no seguinte e-mail: chinesedragon41@hotmail.com. Grata por hora! Atenciosamente, Ana Paula.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia! Tenho sequelas de paralisia infantil membro inferior esquerdo e superior direito e com isso fortes dores e artrite e artrose. Estou a 3 anos sem conseguir emprego e tenho uma filha de 3 anos para criar, vivemos com o salario de 580,00 reais do meu filho. Será que consigo um auxilio do governo. sandraaslopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Oi meu nome é Miliana tenho 28 ano e surgiu uma oportunidade de trabalho...recebo o beneficio desde 2004...gostaria muito de trabalhar se caso assinar minha carteira e perco o beneficio tenho possibilidades de consegue de volta???e essa lei q surgiu q pode trabalha como aprendiz é verdade???Moro em ANAPOLIS-GO
    DESDE JA OBRIGADA
    milianamartha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Olá, meu tio há muito tempo que nao trabalha devido ao alcoolismo e com isso já tem vários tipos de doenças secundarias, tem dificuldades em andar, as vezes tem alguns transtornos psicológicos. Estou tentando conseguir o bpc como proceder neste caso? Qual especialidade médica pode diagnosticar o alcoolismo para fins de se obter o benefício. Obrigada, emu email é monicaresendeas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  98. AMEI SEU BLOG, TAMBÉM SOU ASSISTENTE SOCIAL,E AQUI TEM MUITAS DICAS PARA MIM QUE ESTOU TENTANDO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO, VISTO QUE ME FORMEI EM 2010, E AQUI TEM UMA TAL QUESTÃO POLITICA ENTÃO AINDA NÃO ARRUMEI NENHUM EMPREGO, MAS ESTOU NA LUTA

    ResponderExcluir
  99. Boa Tarde !
    Fabiana, me chamo Cristiane, tenho um filho de 9 anos que tem labio leporino com fenda palatina encontro muita dificuldade hoje para levar em todas as consultas com cada especialista pois tenho um custo de 8 passagem cada vez que ele tem que consultar pois ele tem que fazer o acompanhamento com 4 especialidades sera que ele tem direto bpc loas por favor responda no email. criislevino@hotmail.com obrigada PORTO ALEGRE 17 DE AGOSTO DE 2012.

    ResponderExcluir
  100. Olá Fabiana,me chamo Kelly, tenho um filho de 9 anos que recebe o LOAS,e na minha casa moram eu, ele e outro filho meu de 11 meses, não tenho outra renda, nem de pensão alimenticia, nesse caso, se eu arrumar um trabalho de carteira assinada, o INSS, corta o beneficio do meu filho? Estou com essa dúvida terrivel ,pois cada um me fala uma coisa diferente,uns dizem que posso, que não tem nada a ver, mesmo que o beneficio seja no meu nome,porque sou representante legal dele, outros dizem que vai cortar, por favor me esclareça essa duvida, desde ja agradeço, meu email é kellynha-bsb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. OLA FABIANA BOANOITE ME CHAMO CRISTINA,TENHO UM FILHO ESPECIAL DE 5 ANOS,DIA 19 TENHO PERICIA MARCADA PRA ELE.QD DEREM O OK O DINHEIRO CAI NA MINHA CONTA POIS SOU RESPONSAVEL POR ELE OU DEVO ABRIR UMA OUTRA CONTA PRA ELE?depois da pericia posso passar uma procuracao para minha mae resolver essas coisas pra mim enquannto eu nao estiver presente ,obrigada bjos meu e-mail MANUPEU@YMAIL.COM

    ResponderExcluir
  102. sou deficiente amputada, eu casei e ainda não alterei os meus dados cadastrais so q meu marido esta desempregado nunca teve carteira assinada se eu mudar meus dados cadastrais no INSS eu perco meu beneficio?

    responda pelo e-mail: patty.e.roh_love@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. Oi Fabiana, como vai?
    Tenho um filho com hidrocefalia + paralisia cerebral, gostaria de saber se há alguma alteração ou alguma "brecha" na legislação para que possamos receber o benefício LOAS, que ao meu ver deveria ser obrigatoriamente independente da renda familiar. Muito obrigada, aguardo retorno no email : noca29@terra.com.br

    ResponderExcluir
  104. Olá! Gostaria de saber se no caso de dois deficientes visuais que recebem o benefício do LOAS se casarem, se um deles perde o benefício.

    Liguei para o 135 e me informaram que não, mas não senti segurança na resposta, até por que, eles passariam a receber mais do que o mínimo previsto em lei.

    Aguardo retorno e desde já agradeço,

    mercilene@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. oi fabiana...eu recebia o bpc a muitos anos porque sou deficiente, ano passado recebi uma carta dizendo q meu beneficio teria sido cessado e q eu teria q devolver um ano de beneficio recebida quase 7 mil pro inss, eu nao tenho esse dinheiro, isso porque minha renda ultrapassou pouca coisa de 1/4 do salario por pessoa, mas acontece q meu esposo nao trabalha de carteira assinada ele e altonomo e faz tratamento dos dois rins, figado,hipertensao potal e esse dinheiro q ele ganha nao da pra muita coisa nao ele tem muito gasto com remedios e tem tambem as despesas da casa e da minha fiha...gostaria de saber se mesmo assim tenho como receber o bpc de novo esse beneficio me ajuda muito...me responda favor....bjo

    ResponderExcluir
  106. Ola,meu irmão recebe o bpc,meu padastro tem problema de coluna,ele poderia receber auxilio doença pelo inss ou tem problema por meu irmão receber o bpc?por favor responda meu email : helo_dss@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  107. Oi Fabiana sou mãe de uma criança q recebe o bpc mas estou passando por dificuldades e consegui um emprego registrado,mas não posso perder o bpc o q acontece se aceitar o emprego e o q posso fazer para trabalhar registrado e não perder o bpc??

    ResponderExcluir
  108. Ola...estou com uma duvida: se eu tiver o marido aposentado em casa com 1 salario eu não consigo um BPC para sua esposa?
    Aguardo resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  109. Olá!Bom dia!!Me chamo Bruno Daniel.Meu filho nasceu dia 01/02/2013 com labio leporino e fenda palatina.(Bilateral completa).
    A minha dúvida é:Se meu filho tem direito a algum beneficio?Já que labio leporino é considerado deficiencia fisica e minha "esposa" não trabalha e EU ganho em torno de um salário minimo.
    Agradeço desde já!!!
    email:bruno_daniel2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. Ola Fabiana. Minha mae contribuiu por 7 anos como autonoma para o inss sobre um salario minimo e desde maio de 2004 ela esta no auxilio doença mais ainda não se aposentou. Minha duvida é sobre o meu pai. Ele fara 65 anos em fevereiro de 2014, daqui um ano, ele contribuiu muito pouco com inss e por isso eu quero dar entrada no loas para ele. Se até lá minha mae estiver no auxilio doença eu consigo? Caso minha mae se aposente por invalides ele pode requerer mesmo assim ou perde o direito mesmo ela recebendo apenas um salario minimo. Meu pai tem varios problemas de saude, caso o loas seja impossivel para ela, teria um plano B, onde eu regristaria ele pela empresa de um amigo meu e após um tempo dar entrada no auxilio doença, caso seja viavel também. Preciso de uma orientação para tomar minhas providencias. Obrigado.

    ResponderExcluir
  111. Ola Fabiana. Minha mae contribuiu por 7 anos como autonoma para o inss sobre um salario minimo e desde maio de 2004 ela esta no auxilio doença mais ainda não se aposentou. Minha duvida é sobre o meu pai. Ele fara 65 anos em fevereiro de 2014, daqui um ano, ele contribuiu muito pouco com inss e por isso eu quero dar entrada no loas para ele. Se até lá minha mae estiver no auxilio doença eu consigo? Caso minha mae se aposente por invalides ele pode requerer mesmo assim ou perde o direito mesmo ela recebendo apenas um salario minimo. Meu pai tem varios problemas de saude, caso o loas seja impossivel para ela, teria um plano B, onde eu regristaria ele pela empresa de um amigo meu e após um tempo dar entrada no auxilio doença, caso seja viavel também. Preciso de uma orientação para tomar minhas providencias. Obrigado. meu email:cristiano475@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Olá Fabiana tenho uma filha portadora de deficiência fisica recebo o loas o beneficio e para ela só que o cartão do beneficio vem no meu nome ,gostaria de saber se eu arrumar um emprego perco o beneficio.
    Meu e-mail é livia 0429@hotmail.com

    ResponderExcluir
  113. ola...queria saber, meu filho que e autista tem algum beneficio perante ao inss os remedios que ele toma e caro e tenho que comprar o posto de saude não fornece....obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
  114. Eu recebo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social por deficiencia (distúrbio mental) ,se eu trabalhar ne uma empressa durante 2 messes ou mais , por contrato de experiência ,o inss contará o meu beneficio ?

    ResponderExcluir
  115. boa noite Fabiana? meu nome é Flavio tenho uma duvida muito importante você poderia me ajuda, pois tenho uma cunhada deficiente visual e mental, ela foi aposentada pelo beneficio loas ha 10 anos atraz, e o beneficio foi cessado por falta de não retirar o dinheiro, e a família dela por falta de conhecimento não sabia que ela avia consequido o beneficiada, pelo inss bom Fabiana obrigado ate aqui pela sua atenção, á maior duvida ate agora que eu não consiga, e a resposta, qual o tempo que tenho para corre atraz para recebe os atrasado, já estou com os documento dela tudo em ordem, só não consegui ainda por que a mãe dela faleceu pouco tempo e ela não tem pai preciso da curatela definitiva para recebe os dez anos mais, exitem algum prazo para retira os atrasado muito obrigado pela sua atenção meu emai. flaviopinturasdecor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Boa noite, tenho uma filha portadora de hidrocefalia, lesão cerebral e cisto no mesmo local. Tentei o beneficio bpc e foi negado, informando que não enquadramento no art. 20 da lei n 8.742/93. Sendo que arenda foi comprovada de 540,00 dividido por 4 pessoas da familia, estou recorrendo agora em abril, queria saber o que posso fazer, se entro com advogado... Por favor mim mande resposta email dryka.1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde Fabiana!
    Queria saber como procede um beneficio de prestação continuada para uma criança com problemas mentais e que mora em um abrigo, qual o procedimento?
    Obrigado
    jcmrasta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  118. Oi

    Fabiana recebo o BPC do meu filho q ele e deficiente visual ele tem 2 anos, eu e o pai dele nao vivemos junto, gostaria de saber se posso pedir a pensao alimenticia ???? Ele disse q se eu coloca-lo na justiça vou perder o BPC.Por Favor me ajude ...myrele88@gmail.com

    ResponderExcluir
  119. olá Fabiana tenho uma filha especial (PC) ela tem 16 anos e não anda, não fala depende de mim pra tudo e eu recebo o Loas queria saber se eu tenho direito a outro beneficio pois não trabalho, e já falaram pra mim que eu tenho direito a receber outro benefício, mas ninguém sabe explicar vc pode mim dizer alguma coisa.
    fiajoyce@hotmail.com

    ResponderExcluir
  120. boa tarde,
    estou fazendo um trabalho sobre o BPC das LOAS e gostaria de saber qual medida tomar quando o pedido de concessão do benefício é negado pelo INSS. Ao meu ver, é ajuizar uma ação na justiça federal conta o instituto nacional de seguro social, mas gostaria de uma opinião sua...
    aguardo retorno

    ResponderExcluir
  121. gostaria de saber se eu assinar a minha carteira meu filho perde o bpc? sou o pai e o beneficio vem no nome de minha esposa mesmo assim corre o risco de perder?

    ResponderExcluir
  122. loas pode pedir emprestimo? sou beneficiaria por deficiencia . aguardo resposta


    lucilenebitencourt2007@oi.com.br

    ResponderExcluir
  123. Bom dia,Fabiana! Gostaria de colocar minha irmã (com síndrome de Dawll) no imposto de renda, juntamente com minha mãe (beneficiária), mas tenho medo que percam o benefício nessa decorrência. Isso acontece ou não?
    Obrigado
    claubittenlobato@gmail.com

    ResponderExcluir
  124. minha mãe é doente mental recebia por 03 anos auxilio doença,hoje teve pericia e levamos os documentos para aposentar por invalidez,ela é interditada tenho sua curatela e tutela definitiva.mas o perito do INSS cessou o beneficio sem ao menos ver os documentos enviados por sua psiquiatra...oque devo fazer me ajude por favor

    ResponderExcluir
  125. Olá Fabiana,


    Como funciona essa questão da renda mensal atuamente diante do fato de que alguns tribunais consolidaram entendimento de que a comprovação do requisito renda familiar não exclui outros fatores que tenham o condão de aferir a condição de miserabilidade.Como também diante do fato de que as Leis n º 9533/97 e nº 10689/2003 estabelecem criterios de renda mensal inferior a 1/2 do salário minimo, ou seja, um cite´rio mais vantajoso para auferir a condição de miserabilidade.

    ResponderExcluir
  126. Boa noite Fabiana!
    Tenho um filho de 3 anos diagnosticado com Autismo infantil cid f84.0, dei entrada do inss para saber se consigo o beneficio LOAS, moro sozinha com meus 2 filhos e tenho uma renda de r$380,00 por mês sera que vou conseguir, pois não sei fazer os calculos. por favor me responda por email mariaregis.ms@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  127. Boa Tarde Fabiana!Minha filha é autista e preciso dar entrada no loas,porém eu gostaria de saber se é nescessário um laudo médico de um Neurologista para eu para poder procurar o inss ou posso ir mesmo sem o laudo?

    icscabral535@gmail.com

    ResponderExcluir
  128. olá meu nome é monica e tenho um bebe de 3 meses com varias deficiências e não consegui o beneficio dele por causa da renda do meu marido que é de 720,00 reais mora quatro pessoas na minha casa como faço para consegui por favor me responda preciso de uma resposta obg

    ResponderExcluir
  129. presiso de uma resposta meu nome e monica tenho um bebe deficiente e não consegui o beneficio dele por causa do meu marido que recebe 720,00 como posso fazer para consegui obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, infelizmente não tem muito oq fazer. Se vcs são em 3 pessoas na casa a renda realmente é superior. Tenta entrar judicialmente, mas converse com um advogado antes, pois não sei se é garantido. Grata pela visita. Boa sorte.

      Excluir
  130. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  131. Boa tarde Fabiana, dia 11 de abril passado dei entrada no LOAS, sou soro + e estou em tratamento de duas doenças oportunistas, Tuberculose Ganglionar e Neurotoxicoplasmose, o q me impedem de exercer minha função, pois tomo remédios o dia todo. Não chegou carta alguma em minha casa, e tb não me deram numero de protocolo algum, hj ao ligar no 135, me disseram que eu deveria ir lá (agencia Maria Zélia - SP), ou ver pela internet, mas não acho nada no site da Prev. O que faço? Tenho que retornar lá, mesmo?
    meu e-mail é malefred@ig.com.br

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Fabiana, Minha mãe recebe um Loas deficiente, e meu pai era aposentado, ele faleceu e deixou uma filha menor(14 anos), ela terá direito a pensão por morte? devido a minha mãe receber um LOAS?
    Se possível responder no e-mail, jr.beserra@hotmail.com
    Desde já, grato.

    ResponderExcluir
  133. meu filho recebe bpc e fiz o cadrasto do renda minima e nao fui aprovado por que nao consigo receber e tambem queria saber se eu contribuir pro inss como facultativo corta meu beneficio.

    ResponderExcluir
  134. meu filho recebe o beneficio bpc e nao consigo receber o bolsa familia queria saber por que e queria saber se eu contribuir pro inss como facultativo corta o beneficio do meu filho meu mail;gisele-rd.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Provavelmente não conseguiu receber o Bolsa Familia devido a renda familiar ultrapassar R$140,00 por pessoa. Quanto a vc contribuir no INSS, isso não tem nada a ver e não corta o beneficio não, isso ajuda futuramente se caso adoecer ou quando for aposentar. Converse com a assistente social do INSS, ela poderá te ajudar mais. Espero que tenho a ajudado. A disposição, sempre!

      Excluir
  135. Boa tarde,
    Sou casado tenho uma filha, interditei minha mãe devido a doença (CID 20) . Atualmente sou curador da minha mãe. Ela tem 60 anos e não contribuiu o tempo necessário para ser aposentada. O BPC exige idade 65 anos. Minha mãe mora sozinha e dou total assistência 4 vezes por semana .... As despesas são altas com remédio endemias contas ... Pela doença dela posso dar entrada ao BPC .... Ela a cada 2 meses tem que comparecer ao CPRJ e toma medicamento controlado. Já tentei solicitar uma vez e na perícia medica dizem que ela nao tem direito sendo que seu psiquiatra e assistente social dizem que tem ... O que eu faço? Se puder me ajudar! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa noite, olha, vc tá em uma situação dificil, provavelmente é o perito do INSS que está indeferindo o pedido correto?? Se for isso, tenta solicitar o beneficio em outra agência, se não, tenta de novo, mas não esquece de tentar como deficiente. Junta todas as provas que puder da incapacidade dela e entra junto na perícia e exija que o médico leia os seus relatórios médicos. É o máximo que vc pode fazer, se não der certo, espero os 65 anos dela, infelizmente. Espero que tenha ajudado. Grata pela visita!!!

      Excluir
  136. Lembrando ainda, que caso realmente seja negado, vc pode ter a opção de entrar via judicial, que ela será avaliada por um perito do Estado. Grata novamente!!! Qualquer duvida mais, converse com a assistente social da agencia do INSS.

    ResponderExcluir
  137. Obrigado pela atenção e ajuda .... Vou tentar até conseguir ... Boa noite ... Neste país quem realmente precisa encontra uma série de barreiras

    ResponderExcluir
  138. ola bom dia gostaria de saber meu filho resebi o bpc pois edeficiente alditivo e altista minha reda e somente a pencao dos meus tres filhos ja tem mais de dois anos e elis ainda nao chamarao pra faser a revisao gostaria de saber se elis ainda vao chamar e se coro o risco de perde o beneficio deli pois presiso muito desta agudar para remedios medicos pois nao tenho como trabalhar por eli n ficar com niguem obgd respode por IMI catia.oliveira01@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. Sou filho de uma beneficiaria do loas e por estes dias fizemos o recadastramanto atravez da promoçao social do municipio, minha duvida é a seguinte: somos 5 integrantes na familia
    mãe- beneficiaria do loas
    eu- filho casado
    nora - minha esposa
    2 filhos- meus filhos
    acontece que moramos juntos devido á idade da beneficiaria e problemas de saude sou o unico filho tenho relativamente um bom emprego e como a minha renda ultrapassa 1/4 de salario minimo per capta teoricamente ( leigamente) a desenquadraria do beneficio mas lendo com mais atenção a lei percebi que ela se refere ao filho não emancipado para efeito de calculo de renda familiar porem não entendi se leva em consideraçao para quantia per capta ou o meu vencimento não conta por ser filho independente.
    obrigado
    p.wilber@ig.com.br

    ResponderExcluir
  140. Olá Fabiana, tenho uma filha de 4 anos que é autista, quero saber se ela tem direito a esse auxilio e o que eu preciso para dar entrada. Moro de favor, sou separada no momento não trabalho por conta de seus tratamentos e só tem a mim para cuidar dela e recebemos 150,00 de pensão do pai.
    Meu e-mail é marciafla28@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha, direito de solicitar o beneficio, sua filha tem sim, mas se ela vai receber depende da avaliação do médico do INSS. Procure a assistente social da saúde do seu municipio para dar entrada, ou a assistente social do seu municipio.
      Grata pela visita!

      Excluir
  141. Boa tarde! Minha filha de 4 anos está em tratamento quimioterápico, pois foi diagnosticada com Leucemia em agosto do ano passado, o tratamento tem duração aproximada de 30 meses, sendo que estamos no 10º mês, como deixei de trabalhar para cuidar dela, consegui o benefício do LOAS (somente em fevereiro, pois ninguém havia me informado deste direito), porém, um mês depois que o benefício foi concedido, comecei a trabalhar, fiz o saque nos meses de abril (que seria referente à fevereiro e março) e em maio (que foi referente ao mês de abril, o qual eu ainda não havia recebido salário do meu atual emprego). Fui ao INSS para dar baixa no benefício (mesmo não concordando com a cessação do mesmo) e o técnico me instruiu à procurar um advogado para manter o benefício, tendo em vista que é inconstitucional esta condição sobre renda imposta pelo INSS. Gostaria de saber se há formas de eu continuar com o LOAS, pois minha filha ainda está em tratamento e o benefício é um direito dela, eu trabalho, mas tenho que pagar escola pra ela, pago alguém para cuidar dela outro período (pois devido ao tratamento e queda de imunidade, ela não pode ficar na escola em período integral), tenho despesas com idas e vindas ao hospital, alimentação lá, medicações, etc e de tempos em tempos (as vezes frequente, as vezes não) devido à intercorrências do tratamento, ela necessita ficar internada e eu como responsável fico com ela em tempo integral, tendo assim que me ausentar do trabalho, consequentemente, tendo meus vencimentos reduzidos.
    Gostaria de saber se posso continuar recebendo o beneficio normalmente (já que é da minha filha), se devo procurar um advogado, ou se realmente não tem outra opção além de cancelar.
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, boa tarde!!! Que história a sua e da sua filha, 2 guerreiras. Quanto ao beneficio, realmente é difícil avaliar dessa forma, definir limite de renda realmente é inconstitucional, no entanto, foi aprovada a lei, então eu aconselharia a procurar um advogado, haja vista, o beneficio ser de direito da sua filha enquanto estiver em tratamento, após disso, provavelmente será negado. O beneficio é sim de direito dela Sheila e correr atrás desse direito é o que deve ser feito. Parabéns pela sua garra e força de vontade. Siga os conselhos da assistente social do INSS e entre via judicial, o que é direito, vai ser garantido. Espero que a tenha ajudado.
      Grata pela visita!! Sucesso...e boa sorte!!!

      Att..

      Fabiana
      Assistente Social.

      Excluir
  142. Olá Fabiana,
    Minha mãe recebe o benefício BPC por ser deficiente física (após um AVC que teve). Gostaria de saber se é possível alterar o endereço dela junto ao INSS, pois o que acontece é que ela antes morava em Sumaré (cidade onde conseguiu o benefício), veio um tempo para São Paulo (nesta época alterou o endereço, no entanto ainda não fez nenhuma perícia) e agora vai retornar novamente para Sumaré, consigo alterar o endereço de SP para Sumaré novamente? E qual procedimento? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, boa noite!! vc consegue alterar o endereço da sua mãe sim, basta atualizar os dados na agencia do INSS onde ela está recebendo atualmente, ou, se já mudou pra Sumaré, na agencia de Sumaré. Mas fique atenta com os dados, caso haja alteração da renda, ou ainda do quadro clinico dela, na atualização pode ser percebido. Mas a mudança de endereço é necessária para comunicação do INSS com a beneficiária, até pra convocar para pericia se achar necessidade. Espero que a tenha ajudado. Grata!!

      Att...

      Fabiana

      Excluir
  143. Olá Fabiana,
    Minha mãe é beneficiária do BCP, por ser deficiente física (após um AVC que teve). Gostaria de saber se é possível alterar o endereço dela junto ao INSS, acontece que ela morava em Sumaré (onde conseguiu o benefício), veio para São Paulo (porém ainda não fez nenhuma perícia) e irá retornar para Sumaré novamente. Qual o procedimento para alterar o endereço de SP para Sumaré?

    ResponderExcluir
  144. Boa noite
    Tenho um filho de 5 anos e meio portador de deficiência, sem diagnostico até o momento, ele recebe o beneficio, e o mes que vem vai completar 2 anos que recebe, gostaria de saber como faço pra saber sobre a pericia, pq sei que é a cada 2 anos...o Inss entra em contato de alguma forma ou eu tenho entrar em contato com eles?
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  145. Boa noite
    Tenho um filho de 5 anos e meio portador de deficiência, sem diagnostico até o momento, ele recebe o beneficio, e o mes que vem vai completar 2 anos que recebe, gostaria de saber como faço pra saber sobre a pericia, pq sei que é a cada 2 anos...o Inss entra em contato de alguma forma ou eu tenho entrar em contato com eles?
    Desde ja agradeço
    (meu e-mail é stefanioliver@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  146. Gostaria de saber se você tem alguma bibliografia neste assunto, estou fazendo meu artigo neste assunto,agradecida
    MM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não tenho....mas você encontra uma vasta bibliografia na internet...grata pela visita!!!

      Excluir
  147. Bom dia meu nome é seliane e tenho uma filha de 5 meses portadora da sindrome de turner gostaria dde saber se ela tem direito a algum beneficio tenho mas dois filhos e minha renda mensal e de 166,00 mas 120,00 em alimentos da pensao da minha filha do meio......agardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,,,,Sindrome de Turner, como e tenho, diria que não teria direito, mas depende muito das complicações que sua bebê está tendo devido a sindrome. Melhor conversar com o médico, e assistente social do INSS. Se ela estiver sem grandes complicações, não conseguirá o beneficio. Grata pela visita!

      Excluir
  148. Fabiana, fiquei desempregado. Tenho casa própria.
    Minha esposa não trabalha já a alguns anos.
    Temos duas filhas, a mais nova com 60 dias, portadora de sindrome de down. Posso receber o LOAS? Se puder responder por aqui agradeço. fico um pouco envergonhado com pessoas sem ter onde morar solicitando.

    Agradeço a atenção

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo. Gostei da sua postura. Teoricamente sua filha teria direito sim ao BPC, no entanto é necessário fazer uma avaliação da renda. entre com o pedido via INSS. Tire suas duvidas para dar entrada com a assistente social do INSS. Grata pela vista.!!!

      Excluir
  149. Boa tarde, tenho um filho deficiente que recebe o loas, agora ele tem 19 anos, fui informada que nao posso trabalhar com carteira assinada, se nao ele perde o beneficio. o beneficio dele sai no meu nome, mas com o cpf dele. é possivel eu trabalhar e assinar carteira ou devo contribuir com o inss como autonomo? obrigada!
    (meu e-mail é kathiaandrade@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Dificil responder assim, sem maiores detalhes de renda familiar e composição. Melhor tirar suas duvidas com a assistente social do INSS que ele recebe o benefício. Grata pela visita!!!

      Excluir
  150. Oi Fabiana, gostaria de uma ajuda sua, a mãe da minha namorada faleceu no dia 25/07, e deixou além dela um filho de 10 anos autista, fruto de um segundo relacionamento. O pai da criança nunca procurou o filho, porém paga pensão e plano de saúde. Minha namorada vivia com a mãe e o irmão em uma residencia propria, porém ae encontra desempregada, face a cirugia que a mãe teve que fazer. O que ela deve fazer para ter a guarda do irmão? Seo pai nÃo quiser a guarda ela pode ficar com o irmão? E ela ficar com a pensão do pai e da mãe (INSS), para o seu sustento e do irmão? Obrigado marcosouzacruz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, história complexa essa sua amigo. Bom, primeiro é necessário que sua namorada seja maior de idade tá. Se for, ela tem direito sim a guarda do irmão e devido a guarda poderá receber a pensão do INSS da mãe (se caso a mãe fosse aposentada ou ou algum vinculo com o INSS até o falecimento) e quanto a pensao do pai, ela tem direito de receber por ele sim. Ela conseguindo tudo isso, não conseguira o BPC devido ao autismo pela renda, mas caso não consiga, ela também pode entrar com o beneficio e receber por ele, afinal, ela, a partir de agora responde por ele pro resto da vida, seria muito importante resolver o mais rapido possivel a guarda dessa criança. Procure um advogado que poderá orientar melhor vcs. Boa Sorte. Grata pela visita!!!!

      Excluir
  151. olá Fabiana.
    Parabens pelo blog. Mto bom.. Sou Assistente Social do Nasf e gostaria de saber se portador do virus HIV tem direito a receber o Loas - BPC já que ela nunca contribuiu e não possui nenhum tipo de renda e ainda mora só.
    Outra duvida: Fiquei sabendo que todo paciente diagnosticado como cancer tem direito ao BPC. Isso procede? Tenho uma paciente que contribuiu na decada de70 durante uns 2 anos e nunca mais contribuiu pois foi trabalhar como autonoma. Hj ela apresenta diagnostico de cancer cid C763,mora sozinha, sobrevive com ajuda da irma mais nova, nao tem nenhuma renda mas a irma paga convenio medico no valor de 400,00.Vale a pena orienta-la a tentar o beneficio? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, obrigada pela visita e pelo elogio. Olha, essas questões são polemicas viu colega. O portador de HIV tem direito ao BPC se estiver com alguma doença oportunista proveniente do virus....se ele (virus) estiver "dormindo" e a pessoa estiver realizando o tratamento e tiver condições de trabalhar....será negado. Quanto ao cancer...somente enquanto a paciente estiver realizando o tratamento, e infelizmente, essa que contribuiu na decada de 70...perdeu os 2 anos de contribuição. Mas tudo isso Camila, somente o perito do INSS para dar um parecer final. Troque uma ideia com a assistente social do INSS sobre esses seus pacientes. Valeu pela visita e precisando estou a disposição.
      Grata!!...

      Excluir
  152. Olá meu nome e josi ,tenho um filho deficiente de 5 anos e a mais ou menos uns tres anos que recebo o bpc gostaria de saber se eu arrumar um trabalho registrada se eu perco o beneficio ja de cara ou so quando for passar em pericia medica ?aguardo resposta
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, perder o beneficio de cara não perde....mas se a renda per capta ficar igual ou superior a 1/4 do salario minimo, vai cortar...pode demorar uns meses mais corta....cuidado. grata pela visita

      Excluir
  153. Olá, meu pai está querendo solicitar o BCP-LOAS. Ele tem mais de 65 anos, mora sozinho e não tem renda.

    Eu o coloquei como meu dependente no imposto de renda e ele tem uma empresa em seu nome, mas sem movimentação há vários anos. Alguma dessas situações gera impedimento para o deferimento do BCP-LOAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Harly, até onde eu sei, para solicitar o BPC idoso, basta seu pai não ter renda....se a firma não tem movimento e ele não renda alguma, creio que não há impedimento. tente...não custa nada. Grata pela visita!

      Excluir
  154. Olá Fabiana.
    Minha mãe tem 67 anos, e só meu pai q é aposentado gostaria de saber se ela tem direito à esse benefício BPC.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...infelizmente se só são os 2 na casa, são casados e ele é aposentado, sua mãe não tem direito. Sinto muito. Grata pela visita!

      Excluir
  155. Olá Fabiana
    Gostaria de saber de vc se minha mãe que já tem 67 anos tem o direito de solicitar o BPC-LOAS , e somente meu pai q é aposentado.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  156. olha Fabiana, tudo bem?

    bom sou portador de deficiência física rara, tenho 26 anos e a 9 anos recebo o LOAS.

    tenho algumas duvidas e caso possa me responde por e-mail agradeço (srbrunosbb@gmail.com)

    moro em condições precárias com minha família, gostaria de financia uma casa no programa minha casa minha vida pra que o ano que vem possa me casar com uma cadeirante.
    mas gostaria de algumas respostas;

    1- a senhora sabe se posso financia minha casa minha vida recebendo só o loas?
    2- eu e minha noiva recebemos o LOAS, ao mora juntos e sozinhos podermos ter problema com o INSS?
    3- morando sozinho posso perder o LOAS?

    P.S minha noiva possuí uma filha de sete anos.

    GRATO E ESPERO AS RESPOSTA NO E-MAIL srbrunosbb@gmail.com

    ResponderExcluir
  157. Boa noite Fabiana, meu nome é Ana e tenho um filho que recebe o BCP-LOAS. Minha única renda é esse benefício. Minha pergunta é ele pode receber o Bolsa Familia... E posso dar entrada em uma casa pelo minha casa minha vuda? Me responda por e-mail ANAALVES1984.2@GMAIL.COM

    ResponderExcluir

COLABORADORA E AMIGA

CAMPANHA SITE CANCER DE MAMA

CAMPANHA SITE CANCER DE MAMA
Mamografia Digital Gratuita - Ajude com seu clique

PESSOAS DESAPARECIDAS

CÃO GUIA

CÃO GUIA

Serviço Social

Serviço Social

REVENDEDOR PORTA A PORTA

SOS RIO


Folha.com - Em cima da hora - Principal

Oração diária

Bíblia Online



Gadget feito do site Bíblia Online